Sobre Nós

LIGAMOS DESTINOS

 
A Infraestruturas de Portugal é a empresa pública que resulta da fusão entre a Rede Ferroviária Nacional – REFER, E.P.E. (REFER, E.P.E.) e a EP - Estradas de Portugal, SA (EP, SA) através da qual a REFER, E.P.E., incorpora, por fusão, a EP, SA, e é transformada em sociedade anónima, passando a denominar-se Infraestruturas de Portugal, SA (IP, SA). 
 
A fusão foi consagrada no dia 1 de junho de 2015, na sequência do Decreto-Lei nº 91/2015 de 29 de maio.
 
Na prática, as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias passam a ser geridas por uma única empresa, de acordo com uma estratégia conjunta, integrada e complementar.
 
A IP, cujo único acionista é o Estado Português, está sujeita à tutela dos Ministérios do Planeamento e das Infraestruturas e das Finanças.
 

Missão

A IP tem por objeto a conceção, projeto, construção, financiamento, conservação, exploração, requalificação, alargamento e modernização das redes rodoviária e ferroviária nacionais, incluindo-se nesta última o comando e controlo da circulação. 

12/12

Visão

Posicionar a Infraestruturas de Portugal como gestora de mobilidade multimodal, potenciando o asset management e garantindo a prestação de um serviço seguro, eficiente e sustentável, valorizado pela rendibilização de ativos complementares. 

6/12

Valores

Orientam a nossa forma de atuação.

  • Ética: atuação com respeito pelos pelos princípios éticos, nomeadamente de transparência, boa-fé e honestidade. 
  • Segurança: atuação com respeito pela vida das pessoas e a sua integridade física, atributo que mais marca o nosso serviço. 
  • Sustentabilidade: atuação orientada para a sustentabilidade econónica, social e ambiental. 
6/12

GRANDES NÚMEROS

Grandes Números